top of page

CRIANÇAS MINIMALISTAS

  • CASULO
  • Mar 13, 2017
  • 4 min read

Quando criança, facilmente, se consegue o tipo de 'armário depósito', que se abre sobre próprio risco. Isto porque, quando se abre a porta do dito armário, depara-se com uma avalanche de brinquedos, roupas e muitas outras coisas, que imediatamente nos caiem em cima. Quando não existe armário, facilmente, a circulação no quarto da criança é uma aventura, dada a quantidade de brinquedos e coisas espalhadas pelo chão. De facto, quando criança, não temos essa noção, mas para qualquer criança o minimalismo é essencial!


'Está naquela fase, tão desarrumado!' Como se tal pertencesse inevitavelmente ao seu natural processo de crescimento - desarrumado, desorganizado, sobrecarregado, ansioso, hiperactivo,...-, contudo esquecemos-nos que tal interfere na construção da sua personalidade, consequentemente reflectindo-se na sua vida adulta.


Na era das encomendas online, das apps para nos guiarem e tudo aprendermos, dos ipads para aguentar uma simples viagem de carro ou a qualquer tentativa de encontro social, os pais acabam por ceder, tentam sobreviver, porque é de facto desgastante! Educar é muito difícil! Na vida, a pressão e a sobrecarga não devem ser uma sentença, mas sim uma opção para as crianças, e toda a família, transformando o caos em calma.


O Minimalismo não se remete apenas a selecionar e a desapropriar de coisas físicas pessoais, mas consiste também em focar sobre o que na realidade importa na vida. Se a minha vida terminar amanhã, com quem eu gostaria de estar? O que eu gostaria de ter comigo? O que eu gostaria de estar a fazer nesse momento?' Então, quais são os valores que escolheria para a sua família? Descrevemos alguns, no sentido de uma vida com futuros adultos mais minimalistas, conscientes e educados, com uma vida mais harmoniosa e sustentável:


| Gratidão

Trocar a abundância de presentes de datas específicas por gratidão, convívio familiar. Os aniversários são sobre celebrar a vida. Dia dos Namorados é sobre o amor. A Páscoa é sobre religião. O Natal é sobre a família. Vida, amor, religião, família, estes são os verdadeiros dons. Os presentes físicos resultantes da nossa sociedade capitalista, apenas ocultam a importância dos presentes reais em causa. Aprender a importância de agradecer!


| Família

Negociar algumas noites por semana de atividades da criança para jantares em família. Crianças que fazem as refeições em família demonstram níveis mais elevados de realização académica e melhoria do bem-estar psicológico geral. Não há nada melhor do que uma noite ou fim de semana não programado. Porque 'nada' não é nada. 'Nada' significa mais tempo para criar e estreitar laços com a família.


| Independência

Motivar a criança a ser responsável pelas suas próprias escolhas, rotinas e actividades. Adaptar os espaços da casa ao tamanho da criança, onde tudo o que precisam seja de fácil acesso. Desde pequenos podem ter uma cama acessível (baixinha em vez do berço comum), uma mesinha de trabalho, cadeiras pequeninas, cestas com os brinquedos e materiais organizados por temas ou idades, tudo colocado à sua altura, para que consigam autonomamente fazer as suas brincadeiras e eles próprios colocarem de volta no sítio certo. Daí a participassem nas actividades quotidianas dos adultos, por exemplo, cozinhar, arrumar, limpar, ajudar com outras crianças, etc, é só um saltinho! Motivar a rotina de organização como uma actividade divertida e aprazível é extremamente importante para um futuro adulto, concentrado, organizado, motivado e independente. De pequenino se torce o pepino!


| Alimentação

Trocar as embalagens pré-preparadas ou os biscoitos/cereais com os personagens animados preferidos por produtos frescos, locais e igualmente coloridos. Pesquisas demonstram que os hábitos alimentares dos adultos influenciam os dos nossos filhos, desde os primeiros dias, com um impacto a longo prazo nas suas vidas. As crianças não devem ser motivadas a comer o dia inteiro, o que significa, por exemplo, viagens de carro sem biscoitos ou corridas pela casa sem comida nas mãos. Devem sim, respeitar o momento e a comida, sentar calmamente à mesa e aproveitar comida de verdade.


| Actividades ao ar livre

Trocar o tempo em frente à televisão ou ipad por uma actividade ao ar livre. Recuse-se a deixar os seus filhos, um dia adultos, sedentários. Brincar, passear, estar ao ar livre proporciona-lhes uma ampla oportunidade de se exercitar, de aprender, de respeitar o ambiente e apreciar a beleza natural da vida, da natureza; de criar mais oportunidades para um futuro adulto activo, com óptimas habilidades sociais e motoras. As crianças (e adultos) precisam de se levantar e sair!


| Consumo consciente Pensar antes de comprar! Optar por encher a nossa casa com coisas que exclusivamente precisamos, amamos, coisas bonitas, que nos fazem sorrir, em detrimento do brinquedo do personagem do momento, priorizar brinquedos clássicos, sustentáveis e duradouros, que podem ser usados para actividades ou jogos de conjunto e por crianças de todas as idades, géneros e interesses. As crianças crescem demasiado rápido! Vamos escolher os brinquedos que vão crescer com eles!


| Calma

Optar por um estilo de vida minimal, trocando o caos e a culpa pela calma. Os pais são os primeiros e principais professores de uma criança, são o modelo a seguir. As escolhas dos pais afectam directamente na infância e vida adulta da criança. Calma, nós conseguimos e tudo vai correr bem!

 
 
 

Comments


POSTS
ARQUIVO
bottom of page