top of page

PERSONAL ORGANIZER

  • CASULO
  • Jan 29, 2017
  • 3 min read


'O que fazes? Sou personal organizer! Desculpa, o quê? Personal Organizer! Hummm...

o que é isso? O que é que uma personal organizer faz? Bem, uma personal organizer...'

´Ah! Muito bem, parece-me bem! Mas eu sou muito organizada(o), lá em casa tudo está sempre tudo muito arrumado!´

Quem nunca se deparou no meio desta conversa ou entre outros preceitos e preconceitos subjacentes à tentativa de explicar esta profissão? Esta é uma questão com a qual me tenho debatido, entre amigos e conhecidos, e sobre a qual creio que seja importante falar.


A(o) personal organizer é um profissional que organiza e optimiza rotinas pessoais e espaços físicos, para que as pessoas recuperem hábitos, tempo e qualidade de vida.


1. Acredito que o desconhecimento desta profissão, seja também, em parte, fruto de sermos pessoas, desde sempre e de forma geral, caracteristicamente muito trabalhadoras, empenhadas e autodidactas. Somos desenrrascados e algo picuinhas! Era assim que alguns americanos amigos meus, em tom de piada ou não, me rotulavam, durante a minha estadia de cerca de dois anos. Contudo, trata-se de uma profissão reconhecida nos Estados Unidos, onde inclusivamente existe a NAPO, National Association of Professional Organizers, e também mais conhecida em Inglaterra e no Brasil, no entanto, existem POs pelo mundo todo!

2. 'Ah! Mas eu já tenho empregada a dias lá em casa, neste momento não preciso de ninguém para arrumar a casa!' Um(a) personal organizer é um profissional formado e certificado em técnicas de organização pessoal. Dizemos personal organizer, porque se trata de um trabalho personalizado, que vai de encontro das necessidades especificas do cliente e/ou do espaço em causa. Um(a) personal organizer não vai arrumar, limpar ou engomar, pois a pessoa que já trabalha e é especializada nessa função encontra-se habilitada e encarregue de o fazer, com todo o devido valor pelo seu trabalho. Um(a) personal organizer vai orientar o cliente a organizar e optimizar o seu espaço, o seu tempo e a sua vida, pessoal ou profissional.


3. 'Ok! Se calhar eu só arrumo, não organizo!' Arrumar não é organizar! Isto porque, reforçando o ponto anterior, estamos muito habituados a associar o acto de 'Vou arrumar a casa' ao momento ou dia que reservamos para limpar a casa ou aquele espaço. O momento em que conseguimos retirar os do nosso campo de visão todos os objectos que se foram acumulando durante a semana, aparentemente revertendo todo o caos. A questão que se coloca é, após arrumar esses objectos, na vez seguinte que os necessita, quanto tempo demora a encontrá-los? Os mesmos objectos têm um espaço especifico onde ficam guardados? Quanto tempo demora para que todo o caos se volte a instalar? Pois é, arrumar não é organizar!


O nosso trabalho acontece no 'espaço-problema' do cliente - uma sala; um escritório; uma casa; uma empresa; um projecto; um closet; um simples armário ou cómoda; um evento; uma pós perda de entes queridos; um quarto de uma criança; - encontrando soluções criativas, rápidas e práticas para deixar o espaço organizado e funcional, sem grandes intervenções, sem julgamentos, sem 'neuras'.


Um(a) personal organizer ou organizador profissional ajuda e orienta o cliente e/ou a pessoa que está encarregue dos seus objectos ou rotinas, pessoais ou profisisonais, a adquirir novos hábitos diários, ter prazer em vivenciar o seu próprio espaço, rentabilizando e optimizando o seu tempo, vida e mente! Um(a) personal organizer faz diferença na vida das pessoas!

 
 
 

Comments


POSTS
ARQUIVO
bottom of page